Trabalhe com artesanato, aumente sua renda. Peças em gesso cru para pintar.
Linda imagem da Medalha de São Bento 11cm em gesso cru.
Para pintura, colagem ou decoupage.
Ideal para decoração, lembrancinha de festas como batizados, casamentos, aniversários, etc.
O que é a Medalha de São Bento?
A Medalha de São Bento é um objeto sagrado, examinado e aprovado pela Igreja, que combina a virtude triunfante da Santa Cruz, que nos salvou, com a lembrança de São Bento, um dos mais ilustres servidores de Deus.
A honra de unir a imagem da Santa Cruz à figura de São Bento foi concedida a este último através de um Breve do Papa Bento XIV em 12 de março de 1742, com o propósito de destacar a eficácia desse sagrado símbolo em suas mãos. São Gregório Magno, que escreveu a vida do santo Patriarca, o retrata dissipando suas próprias tentações com o sinal da Cruz e quebrando com esse mesmo sinal, feito sobre uma bebida envenenada, o cálice que a continha.
Além da imagem da Cruz e de São Bento, a medalha também apresenta um conjunto de letras, cada uma representando uma palavra latina. Essas letras misteriosas estão dispostas na face da medalha onde a Santa Cruz está representada. Vamos examinar, em primeiro lugar, as quatro letras entre as hastes da Cruz:
“C S P B”, que significam: Crux Sancti Patris Benedicti, em português, Cruz do Santo Padre Bento. Na linha vertical da cruz, encontramos: “C S S M L”, o que quer dizer: Crux Sacra Sit Mihi Lux, em português, A Cruz Sagrada seja a minha luz. Na linha horizontal da mesma Cruz, lê-se: “N D S M D”, que significa: Non Draco Sit Mihi Dux, em português: Não seja o dragão o meu guia. Combinando essas duas linhas, forma-se um verso latino, através do qual o cristão expressa sua confiança na Santa Cruz e sua resistência ao jugo que o demônio tenta impor.
Ao redor da medalha, há uma inscrição mais extensa, que começa com o santíssimo nome de Jesus, expresso pelo monograma bem conhecido: IHS (Iesus Hominum Soter, Jesus Salvador dos Homens). A fé e a experiência nos garantem a onipotência desse nome divino. Seguem, em sentido horário, as seguintes letras: “V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B.”, representando os dois versos a seguir:
Vade retro Satana; nunquam suade mihi vana:
Sunt mala quae libas; ipse venena bibas.
Em português: Retira-te, Satanás; nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me ofereces: bebe tu mesmo teus venenos.
O mais antigo documento contendo as inscrições da medalha data do século XV, muito posterior, portanto, a São Bento. A devoção à medalha provavelmente teve origem no território da atual Alemanha e começou a se difundir a partir do século XVII.
O uso da medalha, como mencionado anteriormente, é aprovado pelo Magistério da Igreja desde o século XVIII. Trata-se, portanto, de um sacramental, ou seja, um "sinal sagrado (…) pelo qual são santificadas as diversas circunstâncias da vida" (CIC 1667). No entanto, é importante destacar que o cristão não deve acreditar que o simples uso de um sacramental, como a medalha de São Bento, é suficiente para afastar todos os ataques do inimigo ou outros males físicos e espirituais. O sacramental existe como um poderoso auxílio, para que, ao tê-lo sempre presente, lembremo-nos de Deus, da necessidade de levar uma vida de caridade e oração, e da frequência aos sacramentos da Igreja, especialmente a Penitência e a Eucaristia. O uso da medalha de São Bento deve nos recordar também da intercessão contínua desse grande santo em favor de todos nós. Agindo assim, estaremos afastando qualquer mentalidade mágica e supersticiosa que possa deturpar o verdadeiro sentido dos sacramentais da Igreja.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja outras centenas de opções de peças em gesso cru para pintar em nosso site.
Medalha de São Bento 11cm gesso Cru
- Modelo: MDG003
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$6,20